Compromisso X Comprometimento

Apesar das palavras “compromisso” e “comprometimento” parecerem dizer a mesma coisa, existe uma grande diferença entre elas.
Há uma ilustração que exemplifica bem o que é “compromisso” e o que é “comprometimento”: Um bom café da manhã americano terá sempre ovos e bacon. Para que esse café aconteça, é necessário que duas figuras ajudem: a galinha e o porco. Vamos fazer de conta que eles entendem seu papel e resolvem cooperar. A galinha tem o “compromisso” de botar um ovo todas as manhãs e assim, fazendo sua parte com responsabilidade, garante os ovos mexidos do breakfast e sua sobrevivência. Afinal, se não produzir ovos: vai pra panela!


O porco por sua vez, está “comprometido” com o café da manhã. Como você sabe, o bacon não estará na mesa se ele, o porco, não pagar com a própria vida.
Pobre porco! Vai morrer por tão insignificante projeto, que provavelmente vai fazer subir o nível de colesterol de alguém e quem sabe, provocar uma indigestão logo pela manhã...


Comprometimento é colocar o seu coração naquilo que você está fazendo, dando sempre o melhor de si.
Qual a diferença de Comprometimento e Compromisso?
Compromisso é algo assumido. É a palavra empenhada, o gesto de apoio, o sentimento do dever e a atitude de responsabilidade perante alguma coisa.
Comprometimento é tudo isso e muito mais. É o ato de dedicar-se intensamente, entregar-se a uma causa, uma meta, um desafio, uma missão, individualmente ou em equipe. O comprometimento gera resultados mais expressivos do que o simples compromisso, pois quem se compromete buscará sempre a melhor maneira possível de realizar seu objetivo.


A maior dificuldade é saber ouvir o outro e se fazer ouvir pelas pessoas. Muita gente se fecha em seu próprio mundinho e isso faz que com seus temores ou preconceitos limitem a possibilidade de participação. E muitos, inclusive em funções de liderança, não se colocam claramente, não falam com o coração e por isso não conseguem motivar seus companheiros de trabalho. É necessário que a comunicação entre as pessoas seja mais envolvente, para que se crie um clima participativo e as pessoas possam se sentir dentro do processo. O fato de se colocar com coração em cada coisa que faz independente de para quem faz, induz inconscientemente as pessoas que estão ao seu redor a serem comprometidas com um ideal, ou seja, comprometimento pode ser ensinado com o simples exemplo. Pessoas comprometidas se sentem parte integrante no esforço do grupo. Acreditam na importância do objetivo e na sua capacidade de ajudar a atingi-lo. É aquele que vai além, não mede esforços e, mesmo cansado, se propõe a “caminhar a segunda milha”, como Cristo falou.
Um requisito importantíssimo para um líder conquistar o comprometimento de seus seguidores é saber ouvir. Não somente pelas palavras, mas também pelo sentimento de cada um e pelo ambiente do grupo. Às vezes, um “sim” pode ter sabor de “não”, um silêncio pode não significar consentimento, e uma divergência pode ser altamente construtiva. Sabendo ouvir, o líder mostra que valoriza a participação de seus seguidores, sendo sempre e incondicionalmente sincero e transparente.
Líderes são pastores, que cuidam do rebanho do Senhor, e a Bíblia diz que o bom pastor, dá a vida por suas ovelhas. Jesus nos deu o exemplo. Ele se comprometeu por nós!
A falsidade e a dissimulação não geram ambiente favorável para nenhum trabalho de equipe. A sinceridade e a transparência, por outro lado, são essenciais para gerar motivação, entusiasmo e comprometimento.
Quando transformamos compromisso em comprometimento estabelecemos um vínculo psicológico de resultado moral entre lideres e liderados, promovemos o encontro entre os objetivos pessoais do indivíduo e os objetivos “impessoais” da organização, agindo assim, estão estabelecendo um sonho coletivo!
Este vínculo psicológico, na forma de sonho coletivo, permite:
Satisfação geral com o trabalho.
Auto-motivação para o trabalho.
Produção de trabalho de alta performance.
Na execução de Coaching temos que ter em mente a fundamental importância de gerar um alto nível de significação, responsabilidade e conhecimento dos resultados a serem atingidos. Somente assim podemos preparar indivíduos para desempenharem em alta performance as suas competências.
“...as pessoas estão em busca de sentido..." (Viktor Frankl)
“E, chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.” Marcos 8:34






Geison Wisovaty